segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Protesto por melhorias no transporte fecha saídas de Brazlândia, no DF

Moradores de Brazlândia, no Distrito Federal, fecharam as saídas da região por volta de 5h30 desta segunda-feira (19) para protestar por melhorias no transporte público. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas queimaram pneus e madeiras e bloquearam as saídas da região em quatro pontos: no acesso ao Incra 8, na via do Núcleo Rural Rodeador, no DF, e nos acessos à Padre Bernardo, Padre Lúcio e Águas Lindas, em Goiás.
Pneus queimados em protesto por transporte público em Brazlândia (Foto: TV Globo/ Reprodução)
Pneus queimados em protesto por transporte
em Brazlândia (Foto: TV Globo/ Reprodução)
Os manifestantes pedem o retorno da cooperativa Alternativa, que faz as linhas internas na região. Os rodoviários da empresa estão paralisados desde o dia 7 deste mêspara cobrar o pagamento dos salários de novembro e dezembro, 13º salários, cesta básica e tíquete. São 40 micro-ônibus a menos sem rodar e 140 rodoviários paralisados.
Em nota, o DFTrans informou que o repasse diário para as cooperativas está em dia, mas que por conta da paralisação, a Alternativa não tem recebido a verba nas datas previstas. O órgão informou ainda que está fazendo o levantamento das dívidas de todas as empresas a fim de regularizar o fluxo financeiro do transporte público no DF.
Por volta de 9h40, o congestionamento na BR-080 chegava a 10 km. Apenas viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Samu eram liberadas para passar pelo bloqueio. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados para reforçar a segurança no local.
O vice-governador, Renato Santana, e o secretário de Transportes, Carlos Tomé, chegaram ao local por volta de 10h40 (veja vídeo acima). Eles tentaram negociar com os manifestantes a liberação da via, mas o grupo não aceitou. Às 11h, o vice e o secretário se reuniram para tentar chegar a um acordo.
"Se esse contrato está em vigor e o Estado está fazendo a parte dele, a empresa tem que fazer um bom papel. Se o Estado não vinha fazendo a parte dele, nós vamos identificar as melhoras e fazer os ajustes para solucionar", disse Santana. "Se esse for um movimento político de interesse de um ou dois, nós vamos identificar."
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/01/protesto-por-melhorias-no-transporte-fecha-saidas-de-brazlandia-no-df.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário